Artigos

Utilizando o protocolo HTTPS com PHP

Muitos desenvolvedores PHP, ao fazer a integração com destinos que utilizam HTTPS, de deparam com problemas na validação do certificado utilizado pelo destino.

É muito comum que esse problema seja simplesmente ignorado, desabilitando a verificação de SSL no curl, redefinindo a diretiva CURLOPT_SSL_VERIFYPEER para FALSE.

Isso é um erro, pois, apesar da comunicação ser realizada sem problemas, a criptografia não será realizada, deixando seus dados desprotegidos e vulneráveis à interceptação de terceiros.

Segurança na chamada das APIs

A fim de proteger as informações de seus parceiros, a Via Varejo disponibiliza um canal HTTPS com sua API de operação do Marketplace. HTTPS é um protocolo de transporte baseado em certificados de segurança, emitidos por empresas credenciadas como CertiSign e GlobalSign.

Porque usar SSL nas chamadas das APIs?

O SSL é um protocolo de troca de informações encriptadas entre o cliente e o servidor, e quando estamos falando de informações sensíveis, ele se torna obrigatório.

A utilização de um certificado digital garante que todos os dados trocados serão visíveis apenas para o cliente e o servidor.

Com relação as informações trocadas via API, são na maioria dos casos, confidenciais e não devem estar visiveis para terceiros. Apenas as partes interessadas devem ter conhecimento do conteúdo das mensagens trocadas.

Acelerando o processo de carga de produtos

Depois do envio da carga de produtos via API, utilizando o serviço de /loads, o processo de análise das informações é iniciado.

Este processo inclui validações sistemáticas e também validações manuais, que envolvem análises detalhadas de cada informação enviada, deduplicação e match, e categorização.

Embora esse já seja um processo muito bem estabelecido no Marketplace, existem algumas formas de garantir que sua carga de produtos seja analisada de forma mais rápida.

Categorização de produtos

Agrupamento de SKUs

O agrupamento de SKUs consiste basicamente em especificar que dois ou mais produtos dessa mesma carga são praticamente o mesmo, variando apenas em pequenos aspectos, como cor ou número de watts, por exemplo.
 
Para fazer o agrupamento da sua carga basta informar um valor o parâmetro productSellerId presente na estrutura de carga.
 
O valor informado nesse campo pode ser um código de controle do proprio lojista, esses valores não serão armazenados pelo marketplace, servindo apenas para orientação da equipe de analise.