1) No método get orders, qual a relação entre os campos orderId e masterOrderId?
O orderMasterId é o número do pedido que foi encaminhado para o cliente do Extra. O orderId é o pedido do lojista específico. Lembrando que um cliente pode incluir no mesmo pedido produtos de mais de um lojista.
2) Por que preciso esperar cerca de 20 minutos para que meus produtos enviados via carga em Sandbox sejam disponibilizados no resource /sellerItems (Produtos do Lojista)?
Esse tempo é necessário, pois o produto passa por um processo semelhante ao que acontece no ambiente de produção que vai desde a validação das imagens enviadas até a indexação do produto para torná-lo disponível para criação de pedidos.
3) Posso marcar um pedido como entregue sem passar pela etapa de despachado?
Não. O processo atual obriga a passagem pelo status de EPR (despachado) antes de marcar um pedido como ETR (entregue).
4) Preciso sempre utilizar dois TOKENS (AUTH_TOKEN e APP_TOKEN) nas minhas chamadas?
Sim, todas as chamadas precisam conter o APP_TOKEN que identifica a aplicação ou a plataforma e o AUTH_TOKEN que identifica a loja. Para mais informações sobre esse assunto, leia o tutorial Primeiro acesso à API
5) Um lojista precisa se cadastrar como desenvolvedor?
Não, um lojista não precisa obrigatoriamente se cadastrar como desenvolvedor. Se ele for fazer a integração utilizando a API aberta, ele precisará de um TOKEN que se chama AUTH_TOKEN e este AUTH_TOKEN, assim como o token de aplicação APP_TOKEN precisam ser enviados em todas as solicitações.
6) Como devo preencher o campo de tracking accessKeyNfe?
O texto deve ser preenchido com a chave da nota fiscal eletrônica tracking assim: orderItemId = lista dos itens do pedido controlPoint = EPR (despachado) occurenceDt = data corrente carrierName = LOJISTA originDeliveryId = número do pedido (para não gerar repetição) accessKeyNfe = 42131084684182000157550010000000020108042108 (este é um exemplo de chave aceita pela nossa validação).
7) Como atualizar a ficha de um produto?
Caso o produto já esteja em fase de cadastro pela Equipe de Cadastro do Extra Marketplace ou esteja efetivamente cadastrado no site do Extra, não utilize o serviço de LOADs para a atualização da ficha cadastral (imagens, nome, descrição, atributos, etc). Atualizações não são feitas diretamente nos produtos e precisam passar por revisão pelo time do marketplace. Caso seja necessário algum ajuste, o lojista deve abrir um chamado em seu admin, na aba suporte.
8) Consulta dos skus existentes
Caso o lojista possua já produtos cadastrados no Extra Marketplace, mesmo que não tenham sido enviados via API, é possível consultar pelo serviço GET/selleritems os produtos cadastrados para os devidos tratamentos na plataforma (exemplo: DE-PARA de IDs) antes de enviar novas cargas de produtos. Skus já existentes não devem ser enviados novamente.
9) Atualização de estoque e preço
o serviço LOADs não deve ser usado para atualizar o estoque/preço de skus, apenas para o envio de novos produtos. Assim que o produto for cadastrado pela Equipe de Cadastro do Extra Marketplace, ele será disponibilizado e então a atualização de estoque/preço poderá ser feita (/sellerItems/).
10) Como funciona a categorização dos produtos?
A categorização dos produtos deve ser realizada de acordo com a nossa árvore de categorias, conforme
tabela.
11) Atributos obrigatórios
Cada categoria no site do Extra possui um conjunto de atributos relevantes, algumas, podem ter atributos obrigatórios (exemplos: cores, tamanhos, etc). Importante considerar na implementação, que sejam enviados sempre todos os atributos que descrevem o produto que estiverem disponíveis na estrutura da loja. Assim podem ser reduzidos os riscos de rejeição ou demora no cadastramento de produtos na revisão.
Atributos obrigatórios
12) Quais as regras para o envio de uma carga na Via Varejo?
Sku: É permitido utilizar apenas: hífen, underline e caracteres alfanuméricos sem acentuação. Exemplo que sku permitido: A-03_2; Dimensão: Unidades de medida metro e quilograma;
Título: Não pode ser descrita nenhuma característica específica, como tamanho e cor, por exemplo. Contudo, é necessário observar a padronização de cada categoria;
Descrição: É importante que seja enviada em html; não são aceitas informações de vídeo, imagem e contatos da loja;
Imagem: Deve ser enviada com no mínimo 600x600 para visualização normal e 1000x1000 para uso do zoom. Não pode conter marca d´água e sua url deve ser em formato http (https não é válido);
Atributos: Todas as características indispensáveis à venda são necessárias (cor, tamanho, voltagem, garantia, etc
Atenção: Algumas cargas também são canceladas por restrição de venda do fabricante (consulte a Blacklist).
13) Para quais categorias o EAN é obrigatório?
14) Produtos que não podem ser comercializados no Marketplace
Alguns itens não podem ser vendidos no Marketplace, independente de qual for o lojista. É o caso, por exemplo, de itens com apelo sexual, armamentos de fogo e de produtos usados. Outros itens, porém, são vendidos apenas por lojas específicas. Existe ainda o impedimento de venda de produtos de determinadas marcas. Por isso, criamos a
Blacklist: uma relação do que
não pode ser comercializado em nossos sites.
Faça o download da Blacklist.